CASA RIGHINI
O projeto da casa foi pensado como um marco para uma nova etapa de vida do morador. Um espaço completo que converge as funções de morar, trabalhar e lazer e que valoriza o contato com a paisagem.
O terreno é situado em um condomínio afastado de Brasília, onde as condições do lote estreito de 450m² são reforçadas pela topografia com declive acentuado. Tendo em vista o aproveitamento da área externa e da vista do terreno, a parte social da residência foi posicionada de forma semienterrada em relação a rua, tirando a maior serventia do desnível existente.
Sobre este volume social, apoia-se uma estrutura metálica em forma de pavilhão constituída por vigas, pilares e painéis em aço Corten. O aço, em contraste com a pedra que demarca o volume inferior, dá à casa uma forte presença e materialidade. A estrutura é modulada a cada 1,65m, o que determina tanto os espaços menores como banheiro e lavanderia, quanto os maiores, com dois módulos, como os quartos.
A conexão entre os dois volumes se dá a partir de um ponto central de acesso à residência situado em um patamar intermediário entre os dois níveis. Desse ponto percebesse um pé direito duplo formado por esses dois andares. Unindo as áreas sociais e íntimas.
No andar superior, o escritório aberto e amplo funciona como transição entre a área social e os quartos, posicionados para possuir uma vista agradável e com orientação para o sol nascente. Neste mesmo pavimento, a lavanderia foi posicionada de modo estratégico junto aos 3 quartos, facilitando tarefas cotidianas da casa.
Já no andar inferior os ambientes se tornam fluídos com a integração da sala, cozinha e estúdio entre si e em relação a área externa. Visando promover a acessibilidade das áreas sociais da casa, foi criada uma rampa lateral que acompanha o declive do lote, possibilitando a descida dos veículos até o nível inferior do lote, onde estacionam, resguardados, sob o balanço estrutural da casa.