MEMÓRIA DO PROJETO
A casa recebe este nome pois é formada pela união de dois volumes, um superior que “pousa” no inferior, o qual forma o térreo.
Esses volumes delimitam os diferentes usos da casa. Enquanto o térreo abriga as atividades mais sociais – com sala de estar, de jantar, sala de TV, cozinha, duas suítes e piscina com churrasqueira – o andar superior é mais reservado, voltado para os quartos e escritório.
Todos os quartos do pavimento superior possuem portas de correr que se voltam para um pátio que tem vista para uma belíssima paisagem do horizonte de Brasília e do seu Lago Paranoá. O volume que forma o pavimento é deslocado em sentido noroeste visando o melhor aproveitamento desse visual.
A área externa térrea, localizada nos fundos da casa, além de um amplo jardim, possui uma piscina e uma churrasqueira. A piscina é rodeada por um pergolado em balanço que segue os eixos do volume inferior da casa. Em estrutura metálica, ele é posicionado de modo a criar uma sombra sobre a piscina no período de maior incidência de sol, no início da tarde.
A garagem está posicionada nos fundos da casa, acessada pela lateral do volume inferior, de modo a não obstruir nem a fachada principal, nem a vista do quintal, piscina e churrasqueira.