MEMÓRIA DO PROJETO
Uma casa para acolher a família em crescimento e suas memórias afetivas – da forma ao interior.
O Instituto Central de Ciências, ICC, ou “Minhocão” é um edifício central da Universidade de Brasília projetado por Oscar Niemeyer e João Filgueiras Lima e um ícone da experimentação com concreto pré-moldado no Brasil da década de 1960. Desde o início, este projeto foi trazido pelos clientes, apaixonados pela arquitetura de Brasília, como inspiração para a sua nova casa. O uso do concreto aparente, grandes aberturas, fluidez do espaço e estrutura ritmada que embasa a sua composição plástica são destaques do projeto de Lelé e Niemeyer que foi usado como referência no partido da casa.
A principal demanda dos moradores era uma casa compacta que integrasse toda a área social: cozinha, sala e churrasqueira. No programa de necessidades, ainda foram incluídos quartos para suas filhas e para hóspedes, um escritório para trabalho de casa e um ateliê para cerâmica e artesanato.
A sala de estar e a cozinha são integradas e servem de ponto de encontro da casa, integrando-se ao pátio e à parrilha por meio das grandes esquadrias. Este grande ambiente social, bem como os quartos, se volta ao pátio – um ponto central para qual todos os cômodos se convergem, com a piscina ao centro.
Um destaque é a paleta de cores, que dialoga tanto com o edifício que inspirou o projeto quanto com o próprio terreno, em um local mais árido e vegetação nativa do Cerrado. Assim, a cor terracota, que se mistura com a terra vermelha da natureza local, harmoniza com o a madeira e o concreto aparente da estrutura modular.