MEMÓRIA DO PROJETO
Reduzir para Ampliar
Ao solicitar o projeto de reforma desse apartamento, localizado na Asa Norte em Brasília, a principal demanda dos clientes foi a ampliação dos espaços sociais. Anteriormente, o casal vivia em um duplex cuja área era quase o dobro da atual, mas com a saída dos filhos e a vontade de viajar os levou a uma redução considerável de sua nova residência. Entretanto, a opção pela praticidade não deveria impactar na espacialidade ampla com que estavam acostumados, nem na capacidade de receber família e amigos em casa.
Dessa forma, a CoDA se comprometeu em criar um projeto cuja principal diretriz fosse a construção de ambientes integrados, com o melhor aproveitamento das áreas úteis. O novo programa de necessidades eliminou um dos quartos existentes para aumentar a sala e reformulou o espaço da cozinha para possibilitar sua integração franca à área social. Na parte íntima, foram mantidas a suíte do casal e dois quartos de hóspedes, que servem também como escritórios no dia-a-dia. O banheiro da suíte principal também foi ampliado, visando receber uma banheira e um espaço maior de bancada.
A nova cozinha tirou proveito da retirada do lavabo e quarto de serviço originais para uma proposta mais aberta e horizontal. Uma ampla bancada em formato de “U”, recebe os equipamentos principais, enquanto uma parede lateral de armários abriga geladeira, torre de fornos e despensa. As paredes foram revestidas em pedra natural. No forro da cozinha foi possível embutir a iluminação e ocultar o ar condicionado dutado que refrigera toda a parte social do apartamento.
Para receber a coleção de arte do casal, um amplo painel de madeira foi alocado na divisão entre sala e quartos, levemente suspenso do piso por uma estrutura metálica atirantada na laje. Essa estrutura também recebe o “home theater” visível a partir da peça central, um sofá de dois lados que também configura a sala de estar.
A ampliação do espaço social foi reforçada pela remoção do forro de gesso original, ampliando o pé direito e revelando a estrutura de concreto existente. Para ressaltar a presença desse elemento, foi proposta uma iluminação por meio de bandejas refletoras desenhadas pelo escritório e instaladas aleatóriamente, propiciando agradável luz indireta para toda a sala.
Por fim, as estratégias adotadas resultaram em um espaço social único e amplo, claro e arejado, com uma vista privilegiada para o Parque Olhos D’água e imediações.