Marcílio IV
Dando sequência a experiência da CoDA, o apartamento é o quarto de uma série de reformas realizadas em edifícios projetados pelo arquiteto Marcílio Mendes Ferreira. Tendo como referência nossos projetos anteriores, o jovem casal procurou o escritório em busca da atualização do espaço social do apartamento, enquanto resgata e valoriza aspectos originais preexistentes no apartamento.
Partindo deste pressuposto, buscou-se modificar minimamente a área intima, preservando armários, esquadrias e os portais originais em Sucupira. A maior intervenção se deu na parte social, tendo como foco o reposicionamento da cozinha, agora como parte integrante da sala de estar, aumentando a sensação do espaço e unindo ao novo espaço multiuso (sala de tv, brinquedoteca e ambiente para lives).
Na área de serviço, o cobogó foi completamente liberado, trazendo luz a ampla lavanderia, programada para atender à demanda do casal com dois filhos pequenos. Nesta área, também foi criado um novo nicho para abrigar, de forma oculta, as máquinas de ar condicionado atrás do cobogó.
O conceito deste projeto transparece por meio de sua materialidade a partir de um único material – um granito preto escovado – aplicado em todas as bancadas, pisos e paredes das áreas molhadas, contraposto por uma pintura branca, equilibrando o contraste do espaço. A escolha por limitar os materiais ajudou a minimizar os custos da obra e reforçar a identidade visual do projeto, o que levou a escolha do nome Breu, em referência a cor preta.
Por tratar-se de um edifício simbólico da cidade, outra grande preocupação do escritório foi resgatar o desenho original na fachada da sala, que havia sido totalmente descaracterizada com a demolição parcial de sua estrutura. Para isso, os brises verticais em concreto foram reconstruídos e as esquadrias recuadas de acordo com o desenho original.