ESTAÇÃO CULTURAL

Tb.par 02
Tbn nova5.1

Em 2012, a biblioteca popular do Açougue Cultural T-Bone ganhou um novo mobiliário nos clássicos pontos de ônibus da avenida W3 norte, em Brasília. Além de livros, as estações disponibilizaram pontos Wi-Fi e computadores para à população.

Projeto publicado na Revista AU, em setembro de 2012.

Tb.par 03
Tbn nova6
Tb.par 042
Tb.par 052
Tbn nova2
Tbn desenho1
Tbn desenho3
Tbn desenho4
Tbn desenho2
Tb.par 19
Tb.par 062
Tbn nova4

Um novo mobiliário urbano

 

Em dezembro de 2010 foi firmada uma parceria entre açougue cultural e a Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de melhorar e aumentar o alcance do projeto, além da integração de computadores e internet sem fio em três paradas de ônibus. Esse desafio de renovação das paradas culturais foi confiado à CoDA arquitetos.

A partir de um estudo cauteloso do uso das bibliotecas populares e das paradas de ônibus existentes – projeto tombado pelo IPHAN – foram criados os módulos metálicos para abrigar os livros das paradas culturais. Esses módulos envolvem o pilar lateral das paradas, que se torna um pouco mais espesso, evitando descaracterizar o partido arquitetônico original.

O módulo possui espaço para armazenamento de livros em prateleiras protegidas por portas de vidro, voltada para o banco da parada de ônibus. Possui opção para inserção de computador touch-screen com acesso à internet na parte posterior do ponto de ônibus e letreiro tipo backligth com espaço para nome do projeto e patrocinadores/apoios na porção frontal. Possui ainda uma de suas laterais inteiramente destinada à divulgação de trabalhos de artistas da cidade.

 

Inauguração

Agendada para o dia 15 de maio de 2012, a inauguração das paradas será um evento cultural para a cidade. Nesse ano serão inaugurados 8 protótipos, 5 apenas com livros (Paradas Culturais) e 3 com livros e computadores (Estações culturais).

Parada Cultural é uma tecnologia social de biblioteca popular desenvolvida pelo Açougue Cultural T-Bone, desde junho de 2007.

A Parada Cultural conta com o apoio integral da comunidade usuária do transporte coletivo, que tem demonstrado grandes exemplos de cidadania, e com importantes instituições apoiadoras, tais como: Petrobras, Embaixada Espanha, Unesco, Embaixada da Austrália, Administração de Brasília e Biblioteca Demonstrativa de Brasília.

O projeto é uma iniciativa que visa incentivar a leitura aos usuários do transporte coletivo, cuja grande maioria é moradora de cidades vizinhas de Brasília e não freqüentam bibliotecas.

 

Como funciona

As bibliotecas estão instalados nas próprias paradas de ônibus de toda a Avenidade W3 Norte em Brasília  e emprestam livros a qualquer cidadão sem exigir documentos nem preenchimento de algum cadastro. Os livros estão acondicionados dentro de um armário-estante, especialmente projetados para este fim, e em prateleiras abertas.

Mais informações em http://www.t-bone.com.br/

Tb.par 12
Tbn nova7.1
Tbn nova8
Tbn nova9
Tbn nova10

Ficha técnica

Estação Cultural

 

Local

Paradas de ônibus da W3 norte

 

Ano

Projeto - 2011

Execução - 2012

 

Autores

Gabriel Nogueira

Guilherme Araujo

Pedro Grilo

Brasília DF

projetos similares